terça-feira, 31 de agosto de 2010

História da música

História da Música é estudo das origens e evolução da Música ao longo do tempo. Como disciplina histórica insere-se na história da arte e no estudo da evolução cultural dos povos. Como disciplina musical, normalmente é uma divisão da musicologia e da teoria musical. Seu estudo, como qualquer área da história, é trabalho dos historiadores, porém também é freqüentemente realizado pelos musicólogos.

Em 1957 Marius Schneider escreveu: “Até poucas décadas atrás o termo ‘história da música’ significava meramente a história da música erudita européia. Foi apenas gradualmente que o escopo da música foi estendido para incluir a fundação indispensável da música não européia e finalmente da música pré-histórica."

Há, portanto, tantas histórias da música quanto há culturas e espaços no mundo e todas as suas vertentes têm desdobramentos e subdivisões. Podemos assim falar da história da música do ocidente, mas também podemos desdobrá-la na história da música erudita do ocidente, história da música popular do ocidente, história da música do Brasil, história do samba, e assim sucessivamente.

O objetivo do estudo da história da música

Se considerarmos o termo em sua maior abrangência, a história da música envolve ao menos:

  • As origens culturais da música em cada grupo humano estudado.
  • As influências culturais e sociais que a música exerce e sofre ao longo de seu desenvolvimento.
  • A origem e evolução de seus sistemas musicais característicos (que envolvem suas estruturas rítmicas, melódicas e harmônicas).
  • O desenvolvimento das formas musicais e dos gêneros e estilos.
  • A história dos instrumentos musicais e técnicas associadas à sua execução.
  • A influência mútua entre a música e os demais movimentos culturais.
  • A origem e evolução dos sistemas teóricos utilizados para estudá-la, incluindo sistemas de notação e análise musical.
  • As principais personalidades envolvidas na sua evolução. Os compositores e músicos que marcaram cada período ou gênero específico ou que impulsionaram o desenvolvimento de novas formas, estilos e gêneros.
  • A cronologia de todos estes temas.

Os métodos usados no estudo da história da música podem incluir a análise de manuscritos e iconografia, o estudo de textos críticos ou literários, a associação entre música e linguagem e a relação entre a música e a sociedade. A análise de artefatos arqueológicos e a documentação etnográfica também são instrumentos úteis a este campo do conhecimento.

[[==A História da música e a etnologia==]] Uma das razões do conceito difundido de que história da música refere-se apenas à música ocidental é a grande quantidade de obras existentes que tratam apenas desta vertente e predominaram por muitos séculos. Apenas após o surgimento da etnomusicologia (uma área da etnologia), foi que as origens da música não européia passaram a ser mais bem documentadas.

Nos estudos da música primitiva que tentam relacionar a música às culturas que as envolvem, há duas abordagens prevalecentes: a Kulturkreis da "Escola de Berlim" e a tradição norte americana da área cultural. Entre os adeptos da Kulturkreis está Curt Sachs, que analisou a distribuição de instrumentos culturais de acordo com os círculos culturais estudados por Gräbner, Schmidt, Ankermann e Preuss, entre outros, e descobriu que as distribuições coincidiam e estavam correlacionadas. De acordo com esta teoria, todas as culturas passam pelos mesmos estágios e as diferenças culturais indicam a idade e velocidade de desenvolvimento de uma dada cultura.

A teoria da área cultural, por outro lado, analisa a música de acordo com as regiões nas quais as pessoas compartilham a mesma cultura, sem atribuir a essas áreas um significado ou valor histórico (por exemplo, todos os Inuit tradicionais possuíam um caiaque, um traço comum que define a área cultural Inuit). Em cada uma das teorias, as regiões definidas necessariamente se interceptam, com pessoas que compartilham partes de mais de uma cultura, permitindo a definição dos centros culturais pela análise de seus limites. (Nettl 1956, p.93-94)

A etnologia analisa e documenta as manifestações culturais oralmente e as correlacionam às suas regiões para determinar a história de cada cultura. Isso inclui todas as manifestações artísticas, inclusive a música.

A música na pré história

Dança de Cogul. Imagem encontrada em Cogul, Espanha. Mostra a dança das mulheres em torno de um homem nu.

Somente através do estudo de sítios arqueológicos podemos ter uma idéia do desenvolvimento da música nos primeiros grupos humanos. A arte rupestre encontrada em cavernas dá uma vaga idéia desse desenvolvimento ao apresentar figuras que parecem cantar, dançar ou tocar instrumentos. Fragmentos do que parecem ser instrumentos musicais oferecem novas pistas para completar esse cenário. No entanto, toda a cronologia do desenvolvimento musical não pode ser definida com precisão. É impossível, por exemplo, precisar se a música vocal surgiu antes ou depois das batidas com bastões ou percussões corporais. Mas podemos especular, a partir dos desenvolvimentos cognitivos ou da habilidade de manipular materiais, sobre algumas das possíveis evoluções na música.

Na sua "História Universal da música", Roland de Candé nos propõe a seguinte seqüência aproximada de eventos:

  1. Antropóides do terciário - Batidas com bastões, percussão corporal e objetos entrechocados.
  2. hominídeos do paleolítico inferior - Gritos e imitação de sons da natureza.
  3. Paleolítico Médio - Desenvolvimento do controle da altura, intensidade e timbre da voz à medida que as demais funções cognitivas se desenvolviam, culminando com o surgimento do Homo sapiens por volta de 70.000 a 50.000 anos atrás.
  4. Cerca de 40.000 anos atrás - Criação dos primeiros instrumentos musicais para imitar os sons da natureza. Desenvolvimento da linguagem falada e do canto.
  5. Entre 40.000 anos a aproximadamente 9.000 a.C - Criação de instrumentos mais controláveis, feitos de pedra, madeira e ossos: xilofones, litofones, tambores de tronco e flautas. Um dos primeiros testemunhos da arte musical foi encontrado na gruta de Trois Frères, em Ariège, França. Ela mostra um tocador de flauta ou arco musical. A pintura foi datada como tendo sido produzida em cerca de 10.000 a.C.
  6. Neolítico (a partir de cerca de 9.000 a.C) - Criação de membranofones e cordofones, após o desenvolvimento de ferramentas. Primeiros instrumentos afináveis.
  7. Cerca de 5.000 a.C - Desenvolvimento da metalurgia. Criação de instrumentos de cobre e bronze permitem a execução mais sofisticada. O estabelecimento de aldeias e o desenvolvimento de técnicas agrícolas mais produtivas e de uma economia baseada na divisão do trabalho permitem que uma parcela da população possa se desligar da atividade de produzir alimentos. Isso leva ao surgimento das primeiras civilizações musicais com sistemas próprios (escalas e harmonia).

A idade antiga

As primeiras civilizações musicais se estabeleceram principalmente nas regiões férteis ao longo das margens de rios na Ásia central, como as aldeias no vale do Jordão, na Mesopotâmia, Índia (vale do Indo atualmente no paquistão), Egito (Nilo) e China (Huang He). A iconografia dessas regiões é rica em representações de instrumentos musicais e de práticas relacionadas à música. Os primeiros textos destes grupos apresentam a música como atividade ligada à magia, à saúde, à metafísica e até à política destas civilizações, tendo papel freqüente em rituais religiosos, festas e guerras. As cosmogonias de várias destas civilizações possuem eventos musicais relacionados à criação do mundo e suas mitologias freqüentemente apresentam divindades ligadas à música.l

Tempos posteriores

Da idade antiga em diante, os estilos musicais expandem-se tanto, que torna-se impossível definir a música universal apenas observando-se uma localidade (como a Europa), sendo necessária, portanto, uma subdivisão no estudo da história da música por continentes e naçõe

Revista eletrônica

Imaginariun’ o.o

Cinema

Está é uma revista eletrônica, feita para um trabalho de informática. E o tema deste é Cinema.

Quando falamos em cinema, logo nós vem a cabeça uma sala escura, com um telão, várias cadeiras e diversão. O fato é que o cinema é uma coisa antiga que começou á muito tempo com um jogo conhecido como jogos de sombras. Os jogos de sombra era a projeção sobre paredes, ou telas que conseguissem apresentar formas humanas, animais, objetos, formas geométricas entre outros. A maioria dos “filmes” envolvia príncipes, dragões, cavaleiros e demais personagens. Havia sempre um narrador que ia contando a história e as imagens iam surgindo na parede ou na tela. Os jogos de sombras surgiram na China, por volta aproximadamente de 5.000 antes de Cristo.

Além dos jogos de sombras, houve outros projetos como a...

Câmara escura, que era uma caixa fechada, com um pequeno buraco coberto por uma lente, a imagem era colocada no fundo da caixa para que a lente refletisse a mesma. A câmara escura foi criada no século XV, mas o projeto só começou a ser desenvolvido no século XVI pelo físico Giambattista Della Porta. Mas que fique claro o projeto foi inventado por Leonardo Da Vinci.

Em seguida temos a Lanterna mágica, composta por uma caixa cilíndrica a luz de vela, que refletia as imagens em uma lâmina de vidro. A lanterna mágica foi criada aproximadamente na metade do século XVII, seu inventor foi Athanasius Kirchner.

Depois tivemos Peter Mark Roger, que com certeza marcou a evolução do cinema, com seus inventos que conseguiam captar por frações de segundos as imagens.

Depois do invento de Peter, os cientista começaram a estudar e evoluíram,desde então o cinema esteve cada vez mais moderno.

Com o avanço do cinema, começou a criação de filmes. Muitos marcarão a história do mesmo. Como veremos a seguir.

Filmes

Acho que a maioria das pessoas já ouviu falar ou até mesmo assistiu algum filme que foi ou é famoso. Não estou falando de Crepúsculo nem nada desse tipo. Os filmes há que me refiro são filmes que marcarão a história do cinema, ou até mesmo por ser um dos primeiros filmes a ir ao cinema.

Um dos filmes que marcaram a história do cinema foi CASABLANCA, o filme falava sobre um casal que no meio da guerra conseguiram se apaixonar.

Nome original: Casablanca

Gênero: Romance

Origem/ano: EUA/1942

Direção: Michael Curtiz

Elenco:

Humpherey .......Richard Blaine

Ingrid Bergman …….Ilsa Lund

Paul Henreid….Victor Laszlo

Claude Rains….Captain L.

Conrad Veidt….Major H.

Sydney Greenstreet…. Senor Ferrari

Peter Lorre….Ugarte

S. Z. Sakall....Carl

Madileine LeBeau... Yvone

Dooley Wilson... Sam

Joy page… Annina

Jonh Qualen… Berger

Leonid Kinskey… Sascha

Curt bois …. Pickpocket

A noviça Rebelde

Outro filme que marcou a historia do cinema foi a Noviça rebelde. O filme fala sobre uma noviça que não consegue seguir as regras do convento onde vive,algum tempo depois ela vai trabalhar na casa do capitão Vom Trapp,que é pai de sete filhos,a chegada de Maria na casa une ainda mais a família.

Nome original: A noviça rebelde

Gênero: Comédia/drama/romance/musical

Origem/ano: Estados Unidos/1965

Direção: Robert Wise

Elenco:

Julie Andrews .... Maria

Christopher Plummer .... Capitão Von Trapp

Eleanor Parker …. A baronesa

Richard Haydn …. Max Detweiler

Paggy Wood …. Madre Abbess

Charmian Carr… Liesl

Heather Menzies….Louisa

Nicholas Hammond…. Friedrich

Duane Chase … Kurt

Angela Cartwright … Brigitta

Debbie Turner…. Marta

Kym Karath…. Gretl

Anna Lee…. Irmã Margaretta

Portia Nelson…. Irmã Berthe

Bem Wright… Herr Zeller

Norma Varden….Frau Schmidt

Clássicos

Com a evolução do cinema, os filmes foram surgindo e de um modo ou outro marcaram a história do cinema, com o passar dos anos outra coisa que surgiu e fez com que os filmes se destacassem ainda mais foi a criação de uma premiação de melhor filme. OSCAR, o Oscar foi criado como um premio, para ser entregue como melhor filme, melhor roteiro, melhor animação e assim por diante. É claro que em cada classe haveria vários concorrentes, e só um seria um vencedor.

O ultimo Oscar apresentado, foi o Oscar 2010 que premiou vários filmes, sucessos de bilheteria. O a entrega dos Oscar 2010, foi a 82ª edição.

Veja a seguir todos os tópicos do Oscar de 2010

Melhores filmes

Indicados

“ Avatar”

“ The Blind Sinde”

“ Distrito 9“

“Educação”

“Guerra ao terror”

“Bastardos Inglórios”

“Preciosa”

“Um homem sério”

“UP- Altas aventuras”

“Amor sem escalas”

Vencedor :

E quem levou o Oscar de melhor filme foi, GUERRA AO TERROR.

Esportes

Aqui no Brasil temos vários tipos de esportes, o, mas conhecido e popular é o Futebol.

O futebol, (do inglês association football ou simplesmente football) é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. É jogado num campo retangular gramado, com um gol em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro do gol adversário, ação que se denomina golo (português europeu) ou gol (português brasileiro). A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.

O Andebol (português europeu) ou handebol (português brasileiro) (do inglês handball) é uma modalidade desportiva criada pelo alemão Karl Schelenz, em 1919 — embora se baseasse em outros desportos praticados desde fins do século XIX, na Europa setentrional e no Uruguai. O jogo inicialmente era praticado na relva em um campo similar ao do futebol com dimensões entre 90m a 110m de comprimento e entre 55m a 65m de largura, a área de baliza (gol em português do Brasil) com raio de 13m, a baliza com 7,32 m de largura por 2,44 m de altura (a mesma usada no futebol), e era disputado por duas equipas de onze jogadores cada, sendo a bola semelhante à usada na versão de sete jogadores. Hoje em dia a maioria dos jogadores pratica apenas o handebol de sete.

Atualmente o handebol do Brasil está em ascensão [carece de fontes?] mesmo nunca tendo conseguido uma medalha olímpica; o esporte já é largamente praticado nas escolas, já que acontece um aproveitamento em larga escala das quadras de futebol de salão para o handebol.

tabela_de_basquete_05.jpgO basquetebol (basquete) ou básquete é um desporto coletivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), EUA. É jogado por duas equipes de 5 jogadores, que têm por objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.

Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e cinco centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dados. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direção a um companheiro de equipe.

O basquetebol é um desporto olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936em Berlim.

O nome vem do inglês basketball, que significa literalmente "bola na cesta". É um dos desportos mais populares do mundo.

saiba-mais-sobre-o-esporte-tenis.jpgTénis (português europeu) ou tênis (português brasileiro) é um desporto de origem francesa, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas (Australia Open), cimento (US Open), saibro(Roland Garros), ou relva (Wimbledon). Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. A quadra é dividida em duas meia-quadras por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola para além da rede (para a meia-quadra adversária) com ajuda de uma raquete.

Bola de ténis

Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra. O desporto assim possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento em quadra, antecipação do lance adversário etc.).

O tênis possui um intricado sistema de pontuação, que subdivide o jogo em games/jogos esets/partidas. Grosso modo, um game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-set). Cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço ou sacar. No tênis de competição, é comum que o jogador que serve fature o game, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo. Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca de bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os games em que está sacando. Ganha o jogo/encontro aquele que atingir um número de sets pré-definido - geralmente 2 sets, sendo de 3 sets para os grandes torneios masculinos.

ju].gif

Judô ou Judo (柔道 Juu Dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade", em língua japonesa) é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.

OBS: Como muitos pensam o Judô não veio do Jiu-Jitsu, o Judô veio do Ju-Jutsu. O Jiu-Jitsu brasileiro é uma variação do Judo tradicional, na época ainda conhecido como um estilo de Ju-Jutsu criado pelo Kano e chamado de Jiu-Jitsu em muitos países, como o Brasil. A família Gracie aprendeu com o lutador do Kodokan chamado Mitsuyo Maeda e difundiu a arte que hoje em dia é conhecida como Jiu-Jitsu.

O Judo teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de Ju-Jutsu, arte marcial praticada pelos "bushi", ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O Judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziram-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918).

A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (kimono), que no judô recebe o nome de judogi e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogi pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físicos e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de praticantes.

Sua técnica utiliza basicamente a força e peso do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.

Esportes

Aqui no Brasil temos vários tipos de esportes, o, mas conhecido e popular é o Futebol.

O futebol, (do inglês association football ou simplesmente football) é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. É jogado num campo retangular gramado, com um gol em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro do gol adversário, ação que se denomina golo (português europeu) ou gol (português brasileiro). A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.

O Andebol (português europeu) ou handebol (português brasileiro) (do inglês handball) é uma modalidade desportiva criada pelo alemão Karl Schelenz, em 1919 — embora se baseasse em outros desportos praticados desde fins do século XIX, na Europa setentrional e no Uruguai. O jogo inicialmente era praticado na relva em um campo similar ao do futebol com dimensões entre 90m a 110m de comprimento e entre 55m a 65m de largura, a área de baliza (gol em português do Brasil) com raio de 13m, a baliza com 7,32 m de largura por 2,44 m de altura (a mesma usada no futebol), e era disputado por duas equipas de onze jogadores cada, sendo a bola semelhante à usada na versão de sete jogadores. Hoje em dia a maioria dos jogadores pratica apenas o handebol de sete.

Atualmente o handebol do Brasil está em ascensão [carece de fontes?] mesmo nunca tendo conseguido uma medalha olímpica; o esporte já é largamente praticado nas escolas, já que acontece um aproveitamento em larga escala das quadras de futebol de salão para o handebol.

tabela_de_basquete_05.jpgO basquetebol (basquete) ou básquete é um desporto coletivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), EUA. É jogado por duas equipes de 5 jogadores, que têm por objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.

Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e cinco centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dados. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direção a um companheiro de equipe.

O basquetebol é um desporto olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936em Berlim.

O nome vem do inglês basketball, que significa literalmente "bola na cesta". É um dos desportos mais populares do mundo.

saiba-mais-sobre-o-esporte-tenis.jpgTénis (português europeu) ou tênis (português brasileiro) é um desporto de origem francesa, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas (Australia Open), cimento (US Open), saibro(Roland Garros), ou relva (Wimbledon). Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. A quadra é dividida em duas meia-quadras por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola para além da rede (para a meia-quadra adversária) com ajuda de uma raquete.

Bola de ténis

Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra. O desporto assim possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento em quadra, antecipação do lance adversário etc.).

O tênis possui um intricado sistema de pontuação, que subdivide o jogo em games/jogos esets/partidas. Grosso modo, um game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-set). Cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço ou sacar. No tênis de competição, é comum que o jogador que serve fature o game, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo. Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca de bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os games em que está sacando. Ganha o jogo/encontro aquele que atingir um número de sets pré-definido - geralmente 2 sets, sendo de 3 sets para os grandes torneios masculinos.

ju].gif

Judô ou Judo (柔道 Juu Dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade", em língua japonesa) é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.

OBS: Como muitos pensam o Judô não veio do Jiu-Jitsu, o Judô veio do Ju-Jutsu. O Jiu-Jitsu brasileiro é uma variação do Judo tradicional, na época ainda conhecido como um estilo de Ju-Jutsu criado pelo Kano e chamado de Jiu-Jitsu em muitos países, como o Brasil. A família Gracie aprendeu com o lutador do Kodokan chamado Mitsuyo Maeda e difundiu a arte que hoje em dia é conhecida como Jiu-Jitsu.

O Judo teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de Ju-Jutsu, arte marcial praticada pelos "bushi", ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O Judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziram-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918).

A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (kimono), que no judô recebe o nome de judogi e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogi pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físicos e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de praticantes.

Sua técnica utiliza basicamente a força e peso do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.